terça-feira, 31 de outubro de 2017

Colégio dos Bombeiros realiza VII Jornada Cultural

  
2º ano - Espetáculo A Seca do Quinze - Livro O Quinze

    



    No segundo semestre de 2017, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CE lançou o projeto "Não me deixes, Rachel de Queiroz", uma grande homenagem à escritora cearense, quem nomeia de forma valorosa esta escola. A partir da vida e obra desta escritora de destaque internacional, reforçamos que competências presentes no processo educativo do CMCB – entre as quais: Senso Empreendedor; Capacidade de Superar Obstáculos; Capacidade de Inovação; Estruturação Estratégica de Projetos de Pesquisa e Trabalhos em Equipe; Desenvolvimento de Lideranças, entre outros – materializassem-se em produtos culturais nas mais diversas linguagens artísticas e áreas de conhecimento.

    Estimulando os alunos a expressarem suas interpretações pessoais das obras escolhidas para cada série em diálogos com o mundo que os cercam e refletindo sobre as transformações históricas e sociais que ocorreram entre o período de origem de cada obra e nossa sociedade contemporânea, foi vivenciado um processo intenso, de múltiplos benefícios para o desenvolvimento dos educandos.

     Entre as ações, destacamos a realização da VII Jornada Cultural, que expôs, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, resultados surpreendentes, organizados em 06 categorias:

·  Expressão Literária - foram produzidos 56 textos, entre os mais diversos gêneros textuais. A literatura em nossa escola vem sendo fortalecida também com a realização anual do Sarau Literário, que teve sua edição dentro da programação da Jornada, com recital de poesia, dança e interpretações musicais.

·  Artes Visuais - recorde de participação este ano, com 240 trabalhos inscritos, dos quais, após um dedicado processo de curadoria, 65 obras foram escolhidas para compor o acervo permanente da galeria inaugurada no auditório. Estão presentes trabalhos de expressão em desenho, pintura em tela, fotografia e escultura.

·  Show de Talentos - com apresentações musicais diversas, que impactam na visibilidade, reafirmação de identidades e autoestima, além do incentivo aos estudos na área de música.

·  Audiovisual - os estudantes realizaram 06 curtas-metragens, ressaltando temáticas importantes abordadas nos livros, como expressão e criação artística em grupo, a partir de um estudo atento da literatura de Rachel de Queiroz.

·  Artes Cênicas e Festival de Dança - prestigiamos espetáculos de teatro e dança, impactantes, como culminância do processo desenvolvido por nossos alunos e mestres ao longo dos últimos meses, que reforçam nossa satisfação em investir nos potenciais criativos de nossos estudantes.

    Em média, 1000 alunos participaram ativamente da VII Jornada Cultural, mobilizando toda a comunidade escolar em torno do processo de construção das atividades e apresentação dos resultados.

    O CMCB acredita que iniciativas como a Jornada Cultural são atividades fundamentais que consolidam e expandem a experiência de aprendizagem proporcionada por nosso itinerário formativo. Além de se configurarem como momentos reveladores de grandes e inúmeros talentos artísticos, são grandes oportunidades de fortalecer a autonomia, a responsabilidade, o trabalho em equipe, a cidadania e a valorização de nossa cultura.
     Inspiradas na grande escritora Rachel de Queiroz, a imortal membro da Academia Brasileira de letras (ABL), nossos alunos desenvolveram várias ações culturais/artísticas, retratando passagens de épocas nas suas memoráveis obras com destaque para o QUINZE, tendo sido de grande sucesso a expressão teatral que nossos atores bem representaram esta magnífica obra.


.
6º ano - Espetáculo O Poder do Homem na Terra - Livro Um Alpendre, uma Rede, um Açude- 100 Crônicas escolhidas












9º ano - Espetáculo Dora Doralina - Livro Dora Doralina



ra.

9ª ano - por Ana Lívia Padilha - livro Dora Doralina





8º ano - Espetáculo O Lampião e os Cangaceiros - Livro Do Nordeste ao Infinito






8ª ano - por Anderson Bispo - livro Do Nordeste ao Infinito




6º ano - Espetáculo O Poder do Homem na Terra - Livro Um Alpendre, uma Rede, um Açude- 100 Crônicas escolhidas







2º ano - Espetáculo A Seca do Quinze - Livro O Quinze








1º ano - Espetáculo Raquel e Elis – O encontro de gerações - Livro Memorial de Maria Moura







1ª ano - por Raquel Costa livro Memorial de Maria Moura

7º ano - por Karen Emanuelly - livro A Beata Maria do Egito

2º ano - por Samuel Costa - livro O Quinze




 




Nenhum comentário: