quarta-feira, 22 de novembro de 2017

HISTÓRICO DO COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO CEARÁ ESCRITORA RACHEL DE QUEIROZ

     O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz (CMCB) comemorou, com muita honra e brilhantismo, no último dia 13 de abril de 2017, 19 anos de existência. Criado provisoriamente em fevereiro de 1998 através de um convênio celebrado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Secretaria da Educação Básica do Ceará, a instituição educacional teve seu primeiro dia letivo realizado em 13 de abril do mesmo ano.
    Localizado na Rua Adriano Martins, nº 436, bairro Jacareacanga, Fortaleza - CE, o educandário herdou as instalações da extinta Escola Estadual de Nutrição Agnus Junes, tendo também recebido por doação federal o terreno vizinho, onde funcionou, por muitos anos, a antiga Companhia Brasileira de Alimentação - COBAL.
    Criado durante a gestão do Governador Tasso Ribeiro Jereissati, teve como primeiro Comandante-Diretor o Senhor Coronel QOBM Antônio Ésio Almeida Silva. Funcionou no seu primeiro ano com 18 turmas, nos turnos manhã e tarde, atendendo a todas as séries da escolaridade regular, exceto as séries concludentes de cada nível (fundamental e médio).
    Pelos resultados apresentados inicialmente e da grande procura pela população, como reflexo que o Colégio representa um referencial para os indicadores educacionais do Estado, o Governo resolveu agregá-lo à SEDUC, fazendo-o, assim, partícipe do rol das Escolas Estaduais, por meio da Lei Estadual Nº 12.999, de 14 de janeiro de 2000.
    Atualmente, o CMCB tem como seu Comandante-Diretor o Coronel QOBM José NILDSON de OLIVEIRA, acompanhado por uma valorosa equipe de Militares e civis que compõem a estrutura de gestão da Escola totalizando aproximadamente 70 (setenta) profissionais, além de Professores Militares da Corporação e Professores da SEDUC.
    A instituição possui uma destacável estrutura física, com 25 salas de aula, 02 auditórios com capacidade para 150 pessoas e 60 pessoas, respectivamente, sala de Educação Musical, Centro de Multimeios, Secretaria Escolar, Secretaria Militar, Refeitório, Cozinha, quadra coberta poliesportiva, duas piscinas sendo uma semi-olímpica, laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática e Redação, três pátios cobertos, banheiros individuais e coletivos, estacionamento, além de outras repartições que garantem o apoio e o bom funcionamento das atividades.
    Além dos objetivos educacionais previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o CMCB, tem como objetivo preparar os discentes como formadores de opiniões, ousados, empreendedores, participativos, respeitosos dos direitos humanos, solidários e construtores de uma sociedade justa, humana e fraterna, inspirada nos princípios morais e éticos que presidem as relações sociais nas nações livres e civilizadas.
    Seu corpo discente atual é composto por 1.075 alunos, distribuídos do 1° ano do Ensino Fundamental 1 ao 3º ano do Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde, enquanto o corpo docente é formado por 90 professores, entre civis e militares. Funcionando também no turno da noite o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) para os alunos fora de suas respectivas faixas.
    Ao longo de seus 19 anos, o Colégio se fez presente em vários pódios quanto aos resultados educacionais nas esferas estadual e federal, estando regularmente em destaque nas avaliações de larga escala promovidas pelo Estado e pelo Ministério da Educação, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação no Ceará (SPAECE), onde em 2017 conseguiu a média superior às CREDES e Escolas Públicas do Estado, além da Prova Brasil.
    Muitos dos nossos alunos seguem a carreira militar das Forças Armadas e das Forças Estaduais, bem como no seguimento das diversas profissões civis, tendo conseguido também aprovação nos cursos mais cobiçados, como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia e Jornalismo, dentre outros. Já temos como página da nossa história alunos aprovados nos vestibulares mais difíceis do Brasil, como ITA, IME, CFO/BM, AFA, AMAN, Escola Naval, USP e UNICAMP.
    Destaques também têm ocorrido nas várias olimpíadas estaduais e federais das quais os alunos participam anualmente, acumulando conquistas de várias medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas totalizando, só no ano de 2016, 22 (vinte e duas) medalhas sendo: 5 (cinco) de ouro, 1 (uma ) de prata e 16 (dezesseis) de bronze, além de 6 (seis) menções honrosas, 1ª colocação no Prêmio SEFIN de Redação, e 1º e 3º lugares no Prêmio Hemoce de Redação e Gravura, 1º Concurso de Redação da Escola Aprendizes-marinheiros. Ano passado por meio do SISU obteve 46 vagas em universidades públicas, e, 95 alunos alcançaram o 3º Grau, numa impressionante marca de 95% de êxito no universo de 100 alunos inscritos do 3º ano do Ensino Médio.
    Em 2017, os destaques permanecem e foram ampliados nas várias olimpíadas estaduais e federais das quais os alunos participam anualmente (Olimpíada Canguru, Olimpíada Brasileira de Geografia, Olimpíada Brasileira de Física na Escola Pública, Olimpíada Brasileira de Matemática na Escola Pública, acumulando conquistas de várias medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas totalizando, 67 (sessenta e sete) medalhas sendo: 15 (quinze) de ouro, 09 (nove) de prata e 43 (quarenta e três) de bronze, além de 6 (seis) menções honrosas, 1º lugar de Redação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, além de resultado alvissareiros no Esporte por meio do Campeonato Brasileiro de Judô, Copa Bushikan GSU Jiu-jítsu / Judô e Convocação de 04 alunas para a Seleção Cearense de Handebol.
    Como principais parceiros destacamos a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, a Secretaria da Educação Básica do Estado (SEDUC), que tem provido de praticamente todas as necessidades materiais e de pessoal, o Colégio Farias Brito, que nos fornece material didático complementar para o 3º ano do ensino médio e mais recentemente foi retomado o convênio com o Colégio Master para cursos preparatórios, além do Curso de línguas estrangeiras Wyzard.
    Além dessas parcerias, o CMCB possui como principais projetos o PJF (Programa Jovem do  Futuro) – O que torna o 3º ano do Ensino Médio em tempo integral, patrocinado pelo Instituto Unibanco juntamente com verba do Governo Federal e Estadual, projeto este que contempla apenas 9 (nove) Estados brasileiros; o PRO-CMCB-500, projeto que, por meio de várias ações de caráter pedagógico, visa a colocar o Colégio, no prazo de até o ano 2020, entre as quinhentas melhores escolas do Brasil e o Projeto Leitor do Futuro, voltado para os alunos do Fundamental I que objetiva o incentivo à leitura de obras literárias nacionais. Como bem asseverou o poeta Castro Alves, “Não cora o livro de ombrear com o sabre, nem cora o sabre de chamá-lo irmão.”; Há também o projeto Enem não tira Férias e a implementação do CPEM - Curso Preparatório para Escolas Militares e Aulas de Campo na Região do Maciço do Baturité.
    Em 2017, abraçando a campanha Mc Dia Feliz e Doe Vida, capitaneada pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, o Delegado da Policia Federal, André Costa, bem como seus desdobramentos além da venda recorde de tickets do Mc Lanche, foram arrecadados 300 brinquedos e uma tonelada de alimentos em prol da Associação Peter Pan. Do mesmo modo, em curso estamos em Campanha de alimentos em Prol da Santa Casa de Misericórdia cuja meta prevista de arrecadação estima-se em mais uma tonelada de alimentos.
    Ainda no viés solidário, este ano foi realizada uma campanha de doação de sangue em prol do banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce com a arrecadação de 100 bolsas de sangue, coletadas dos alunos do CMCB.
    Nascido e criado dentro de uma Instituição Militar, o CMCB tem dado nítido e insofismável exemplo de que a farda e o livro - caserna e escola - caminham juntos, em harmonia, parceria e irmandade.
    Os indicadores educacionais brasileiros estão aí a comprovar. Em matéria de educação, não lhe há tarefa impossível. Movido a desafios, sua glória é formar verdadeiros cidadãos, vocacionados a bem servir sua Pátria e a justa sociedade que a compõe.
Pátria!
Brasil!
A Direção.

Nenhum comentário: