terça-feira, 24 de outubro de 2017

CMCB – 8ª Formatura Mensal (Outubro)





     O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar Escritora Rachel de Queiroz – CMCB - realiza no final de cada mês uma formatura militar, onde autoridades amigas e parceiras são convidadas pelo Comandante/Diretor e sua equipe com o objetivo de prestarmos justa homenagem pelos relevantes préstimos destes junto ao CMCB.
 
ORDEM DO DIA

    A oitava formatura do ano contou com uma homenagem aos militares, alunos, professores e amigos do CMCB. Além do Corpo de Alunos, pais, Professores, Oficiais e Praças, onde destacamos a presença dos Ilustríssimos Senhores José Sarto Maciel dos Santos – Coronel Bombeiro Militar da Reserva Remunerada e Marcos André Carvalho Silva – Tenente Coronel do Exército brasileiro, além de Oficias, Praças, Professores, Servidores Terceirizados e familiares dos alunos.

COMENDA “AMIGOS DO CMCB”

    Na oportunidade, recebeu a distinta e seleta comenda de “Amigos do CMCB” e Certificado os seguintes homenageados: Ana Carolina Rodrigues Pontes, Alexandre Oliveira Studart e Carlos Alexandre Lima, do Colégio Olinto Studart; Marcos André Carvalho Silva – Ten Cel EB, kélia Jácome de Castro, Assessora de Comunicação da SSPDS, José Edir Paixão de Souza – Maj BM, Joel de Abreu Nobre – Maj BM, Aluizio Souza Freitas – Cap BM, Ednaldo Matias da Costa – Cap BM, João Romário Fernandes Filho – Ten BM, João Sudário Gonçalves Neto – CB BM,  Messias Teixeira Mota – CB BM (Oficiais e Praças) Bombeiro Militares, Antônio Nery da Costa Neto, Armando Luiz Dall’olio, Paulo Aragão de Azevedo Filho, Justo Geraldo Barros da Silva, Maria Cibelle de Menezes Dias, Raflésia Régia Alves de Lima, José Mardônio Lima Cajuaz Júnior,  Ana Patricia de Sá Freitas e Rosa Maria Feitosa Melo (Professores do CMCB), onde agradecemos pelo empenho, compromisso e parceria com a causa do CMCB, a família CMCB agradece, muito obrigado!

MEDALHA MÉRITO EDUCADOR PAULO FREIRE

    A luz do DECRETO Nº 30.190, de 14 de maio de 2010 que dispõe sobre a Instituição da Medalha do Mérito Educador Paulo Freire, no âmbito do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMCB), considerando a importância do reconhecimento dos que contribuem na educação dos discentes do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; que o educador Paulo Freire é ícone da pedagogia no Brasil; que reconhecer publicamente estas premissas contribui para o fortalecimento e engrandecimento dos valores morais, éticos e torna-se exemplo a ser seguido pela família CMCB.

    A Medalha do “Mérito Educador” no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros em alusão ao Pedagogo Paulo Freire. O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
    A medalha Educadora Paulo Freire apresenta uma efígie com a seguinte inscrição “TIMOR DOMINI INITIUM SAPIENTIAE” (O temor de Deus é o princípio da sabedoria) e medalha do “MÉRITO EDUCADOR”, entre as inscrições, do lado direito o desenho de uma pena e do esquerdo, uma vela.  Descrição da Simbologia: Círculo: É o símbolo da perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo, da unidade, do infinito e do absoluto; Pena: Na Idade Média, funcionava como uma espécie de oráculo. Quando alguém se encontrava perdido numa encruzilhada não sabendo para onde ir, costumava-se soprar uma pena para ver qual era a direção indicada de acordo com a posição como ela caísse. Para os povos primitivos eram consideradas um símbolo de poder. Vela: Símbolo da luz que existe no interior do próprio homem.

    Como reconhecimento e destaque do esforço, dedicação e compromisso dos referidos Oficiais, Professores e Servidores, a Comissão de Honrarias e Condecorações por meio de seu Presidente o Ten Cel BM Zélio presta homenagem ao outorgar,  a Medalha mérito Educador Paulo Freire pelo destaque em suas ações de engrandecimento ao CMCB, os seguintes agraciados: Heraldo Maia Pacheco – Cel Cmt Geral do CBMCE, José Nildson de Oliveira – Cel Cmt / Diretor do CMCB, José Sarto Maciel dos Santos – Cel BM RR, Zanôni do Amaral Santos -  Secretário CMCB e Glaucia Barbosa Souza Amoreira – Professora do Fundamental 2 do CMCB.

PALAVRA DO COMANDANTE

    O Comandante/Diretor Coronel Nildson Oliveira deu as boas-vindas, agradecendo pela presença dos pais, alunos, ex-alunos, professores, militares e homenageados onde proferiu palavras de estimulo e motivação aos homenageados, bem como incentivo aos atuais alunos do CMCB para que sigam o exemplo dos homenageados e que esperamos homenageá-los ano que vem ao atingirem os seus desideratos. O Comandante / Diretor também ressaltou a importância do apoio peremptório do Coronel Comandante Geral, Heraldo Maia Pacheco e do Secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS  - André Costa vem ofertando ao CMCB que muito contribui, e, torna-se reflexo para o sucesso de nossos alunos e equipe. Neste ínterim, destacamos a importância das parcerias com as instituições representadas pelos distintos e diletos homenageados no afã de podermos oportunizar aos alunos melhorias nas instalações do CMCB, bem como, o apoio e incentivo ilimitável as boas práticas de ensino pela valorização dos entes do Colégio, Corpo Docente e Discente e todo o Corpo da Gestão.
    "Esta formatura é distinta por homenagearmos aqueles que formam todas as outras profissões, sendo tão distinta que no Japão, o Imperador somente se curva aos professores, como gesto de dignidade e enaltecimento dessa profissão. Fé na missão, constância de propósito em prol do CMCB. Muito obrigado a todos e Deus nos abençoe, amém!

Pátria!

Brasil!"


























Nenhum comentário: