terça-feira, 7 de novembro de 2017

Colégio dos Bombeiros ganha 5 medalhas na Copa Bushikan GSU Jiu-jitsu / Judô



O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) ganhou cinco medalhas na Copa Bushikan GSU de Jiujitsu e Judô realizada no domingo, 5 de novembro de 2017.




























Rubens Kelvin – Medalha Ouro – Categoria Juvenil – Faixa Branca;

Kayo Moreira – Medalha de Ouro – Categoria Juvenil – Faixa Branca;

George Alan – Medalha de Prata – Categoria Juvenil – Faixa Branca;

Guilherme Lopes – Medalha de Bronze – Categoria Infantil – Faixa Branca;

Ten Cel BM Freitas – Medalha de Prata – Categoria Sênior – Faixa Roxa.


     Na oportunidade parabenizamos aos vencedores e enaltecemos ao aluno Kayo filho do Ten BM Gilberto, ao aluno George filho do Ten BM Alberto e ao aluno Rubens filho do ST BM Reginaldo.

Destacamos ainda, que de modo excepcional houve uma final pura, ou seja, com dois finalistas alunos do CMCB, aluno Kayo vs aluno George, uma bela e emocionante final que muito enaltece a família CMCB, e, claro, todos lutaram muito bem, no melhor espírito desportivo e fair play.


Histórico do Jiu-jitsu no CMCB


    O jiu-jitsu no CMCB já consta desde 2009. Inicialmente era somente para militares, hoje também temos alunos do Colégio,  professores e pessoas da comunidade. Jiu-jitsu significa arte suave. Tem sua origem na Índia há aproximadamente 2400 anos. Os monges tinham que disseminar o budismo em longas viagens e como eram contrários à violência, para se defender de assaltantes , desenvolveram uma forma de defesa pessoal com um mínimo de agressividade. Da Índia foi para a China, depois para o Japão. Nesse país o ensino do jiu-jitsu era considerado crime de lesa pátria. Porém, o Japão queria estreitar laços de comércio com os ingleses e em troca estes queriam aprender jiu-jitsu. O imperador japonês chamou Jigoro Kano e mandou que ensinasse apenas as quedas do jiujitsu. Surgiu daí o judô. No século passado um diplomata japonês chamado Conde Koma, no Pará,  ensinou o jiujitsu à família Gracie. Esses mudaram-se para o Rio de Janeiro e fundaram uma academia no bairro de Botafogo. Daí em diante espalhou-se por todo o país e para o resto do mundo. Muitos são os benefícios aos atletas, tais como melhora física e mental. O praticante torna-se uma pessoa mais tolerante, bem como tem uma evolução no raciocínio. Os alunos iniciam na faixa branca passando, como regra, pela cinza, amarela, laranja, verde , azul, roxa, marrom e preta. Podem ainda galgar a faixa coral e só para  os Gracie a faixa vermelha, o ápice da graduação.


Palavras do Comando


    O Comando do CMCB, por meio do seu Comandante / Diretor – Cel Nildson Oliveira, também educador físico, parabeniza a todos os participantes e na oportunidade destaca os atletas que lograram êxito ao atingirem suas marcas com suas respectivas medalhas conquistadas. "Desejamos sucesso nas próximas competições, onde lançamos incentivos para que continuem na prática regular do desporto como ferramenta para a melhoria de sua saúde, pois é qualidade de vida. Deus os abençoe, amém!


Pátria!


Brasil!"

Nenhum comentário: